About
Isabel Calado
Olá, eu sou a Isabel
Durante os meus anos de estudo e depois ensino do instrumento de cravo, descobri obras magnificas de compositores portugueses esquecidos em bibliotecas do nosso pais.
Dedico-me a divulgar esta riqueza nacional.
Isabel Calado plays harpsichord, clavichord and fortepiano. She performs regularly, solo, chamber and orchestral music, in Portugal, Spain, France, United Kingdom, United States of America, Brazil, Singapore and Japan. The most important orchestras she worked with are Orquestra do Algarve, Nagoya Baroque Orchestra, Orquestra Com.Cordas and Orquestra do Norte - which she has directed in 2015. Her chamber music groups include Musica et Tempora, Ensemble dos Biscaínhos and the long term partnership with the UK resident tenor Márcio da Rosa.
Since 2015 she published several CDs: Works by F. Couperin, "Sonatas, Toccatas and Minuetos - Autores Portugueses do século XVIII", "Canções Populares Portuguesas", Canções Populares Portuguesas 2", "Canções Populares Portuguesas 3", "Prussian Sonatas - C. P. E. Bach", "Probestücke - C. P. E. Bach", "Modinhas", "Works for keyboard in three Portuguese cities. Coimbra, Lisboa and Porto" and "É amor a lei suave"
She published the First Book with Easy Pieces for the harpsichord in 2021 - AVA editions.
She currently teaches Harpsichord and Basso Continuo in Conservatório de Música do Porto. She has been regularly invited since 2015 to teach harpsichord and chamber music masterclasses in Japan. She holds a superior degree in Music (Escola Superior de Música de Lisboa - Instituto Politécnico de Lisboa), Master in Music Teaching (Universidade Católica Portuguesa) and PhD in Musicology - speciality Historical Musicology (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Universidade Nova de Lisboa).
She received the merit prize of Instituto Politécnico de Lisboa for her accomplishments in the year 2004/2005.
Isabel is a specialised Doctor in the field of Clinical Pathology by the prestigious Faculdade de Medicina da Universidade do Porto
Sobre Isabel Calado
Intérprete de cravo. Apresenta-se regularmente, como solista e integrada em vários grupos de música de câmara e orquestras, em concertos em vários países europeus, como Portugal, Espanha, França e Reino Unido, nos Estados Unidos, no Brasil, em Singapura e no Japão. Das orquestras com as quais trabalhou destacam-se a Orquestra do Algarve, a Orquestra Barroca de Nagoya, a Orquestra Com.Cordas e a Orquestra do Norte – além da interpretação do cravo, dirigiu esta orquestra em concertos em 2015. Dos grupos de música de câmara com os quais trabalhou destacam-se o Musica et Tempora, o Ensamble dos Biscaínhos e a parceria de longa data com o tenor, residente no Reino Unido, Márcio da Rosa.
Desde 2015 publicou diversos CDs. A sua discografia a solo inclui: Toccatas, Sonatas e Minuetos de Autores Portugueses do século XVIII, Huitiéme et Douziéme Ordres de F. Couperin, Sonatas Prussianas de C. P. E. Bach, gravados pelos Estúdios Rangel, Porto, Probestücke de C. P. E. Bach, Quatre Suites de Pièces de Clavecin de J. B. de Boismortier e Obras para instrumento de tecla em três cidades de Portugal. Também gravou Sonatas de D. Scarlatti no único cravo português original de 1758 da autoria de J. Antunes que se encontra no Museu da Música em Lisboa, Portugal, no âmbito do projeto internacional Maratona Scarlatti. Em 2017 lançou o CD Canções Populares Portuguesas em parceria com o tenor Márcio da Rosa, o segundo CD em 2019 e o terceiro em 2023. Gravou o CD "Modinhas" em parceria com a soprano Iria Perestrelo e o CD "É amor a lei suave" com a soprano Liliana Coelho.
Em 2021 publicou o primeiro livro de peças fáceis para cravo, edições AVA.
Paralelamente à atividade performativa, leciona cravo e baixo contínuo no Conservatório de Música do Porto. Leciona Master Class de cravo e música de câmara anualmente em Nagoya, Japão, desde 2015.
Relativamente à sua formação: iniciou o estudo do cravo na escola onde atualmente leciona, o Conservatório de Música do Porto; concluiu a licenciatura bietápica em Música, variante instrumento e ramo cravo na Escola Superior de Música de Lisboa em 2006, o Mestrado em Ensino da Música na Escola das Artes da Universidade Católica, polo da Foz no Porto em 2011 e o Doutoramento em Ciências Musicais pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa em 2016.
Recebeu em 2005 um prémio de mérito atribuído pelo Instituto Politécnico de Lisboa.
É médica, licenciada pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e especialista em Patologia Clínica.